sábado, 25 de junho de 2011

Transolímpica e esgotamento da zona oeste em pauta na Câmara do Rio

O programa de criação da Transolímpica e o serviço de esgotamento sanitário da Zona Oeste foi a pauta do Executivo, na última quinta-feira (16/06), em reunião com os vereadores da Câmara do Rio, para análise e detalhamento das mensagens do Prefeito enviadas à Casa.





Uma delas é o Projeto de Lei nº 982/2011 que trata da concessão de subsídio público para a realização de obras e serviços de engenharia e operação da Transolímpica, via expressa que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro, considerada importante quanto à infraestrutura necessária para a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

No encontro, o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, apresentou o cronograma de obras para implantação do corredor expresso; as mudanças na infraestrutura que o programa trará à Cidade; os impactos gerados, tais como o deslocamento de veículos com alta capacidade; a implantação do Bus Rapid Transit – BRTs e o Veículo Leve sobre Trilhos - VLT Rio Centro. Temas como a Transcarioca e Transoeste; as características gerais de investimento; o prazo de conclusão das obras, previsto para o final de 2015; as desapropriações estimuladas e a busca de um modelo de gestão para incentivar a participação do investidor privado também foram discutidos na reunião.

O secretário Pedro Paulo Carvalho detalhou o Projeto de Lei n° 949/2011, que celebra o convênio de cooperação entre o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro quanto a serviços de esgotamento sanitário da AP-5 (Zona Oeste). O convênio propõe gestão associada entre o Governo e a Prefeitura para solucionar os problemas de saneamento da região, com um aumento de 40% de tratamento de esgoto até 2016. O secretário de Obras, Alexandre Pinto, reforçou que a Rio Águas está capacitada para cuidar do saneamento básico da Cidade.

O vereador Carlo Caiado (DEM) fez alguns questionamentos, dentre eles, a implantação de ciclovias em alguns trechos dos corredores expressos, a instalação de conteiners com informações detalhadas sobre as obras das novas vias; o valor total para construção da Transolímpica e a visita dos vereadores ao canteiro de obras, para conhecer de perto o projeto. Já o vereador Israel Atleta (PTB) questionou o secretário sobre as ciclovias. Em sua intervenção, o vereador Paulo Pinheiro (PPS) relatou que sua maior preocupação se refere à contratação de empresas privadas para a realização das obras viárias. O parlamentar informou que teme que, na contratação das terceirizadas, constem dos contratos apenas as qualificações e que, ao longo do processo, os problemas apareçam, dando como exemplo os contratos com as Organizações Sociais para a área da Saúde. E o vereador Carlinhos Mecânico (PPS) questionou sobre o que será feito não só em relação à Avenida Brasil como também às melhorias no tráfego da via. O parlamentar lembra que, hoje, o cidadão leva cerca de 3 horas para ir da Zona Oeste ao centro da Cidade.

Estiveram presentes à reunião o líder do governo, vereador Adilson Pires (PT), os vereadores José Everaldo (PMN), Dr. João Ricardo (PSDC), Marcelo Arar (PSDB), Tio Carlos (DEM), Reimont (PT), Rosa Fernandes (sem partido), Sonia Rabello (PV), Roberto Monteiro (PC do B), Dr. Fernando Moraes (PR), Jorginho da SOS (sem partido), Tânia Bastos (PRB), Luiz Carlos Ramos (PSDC) e Carlos Bolsonaro (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos
Contador de Acessos