segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Feira cultural busca interação com a população local

Exposição realizada no Jardim do Palácio, divulga trabalhos de fotografia ao ar livre

A junção entre amadores e profissionais da fotografia, em busca da conscientização da sociedade sobre o poder da imagem, esta tem sido, há 11 anos, a meta da Feira Cultural da Fotografia, criada pelo fotógrafo Roberto Cerqueira e que hoje conta com a direção de Cilano Simões. A feira acontece todo último domingo do mês, no Jardim do Museu da República - Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, com o apoio da ARFOC (Associação profissional dos repórteres fotográficos e cinematográficos do Rio de Janeiro) e ABAF (Associação brasileira de arte fotográfica).

Segundo Cilano, a sociedade não tem cultura sobre o que é fotografia. E afirma ser necessário muita perseverança para alcançar seu objetivo. A feira conta com diversos stands, dos mais amadores aos mais profissionais conceituados como os de Marcos Tristão, Sérgio Moraes e Marcelo Régua, que destacam-se com fotografias raras da Copa de 94, e de outras como Edmundo e Romário. Além, de Germerson Dias com a fotografia “Olhares”, que ganhou a medalha de ouro do Salão Internacional de fotoclube de Jaú SP/2010.

Buscando o diferencial, Délcio Capistrano, fotográfo profissional e participante da feira desde 2006, criou em seu stand o Julgamento das Fotos, um espaço onde o público pode votar na sua foto preferida. Para ele, isso gera uma interação maior do fotografo com o participante da exposição. A ganhadora do dia, é a preferida de Capistrano, “Pão Nosso”, obra que surgiu do acaso.
  • Precisava fotografar um pombo preto e num dia comum, quando voltava da padaria, encontrei um e fotografei, ao chegar em casa nenhuma imagem me agradou. Dias depois ao olhar novamente as fotos achei a perfeita, com iluminação, ângulo e resolução impecável.

Além da exposição de fotos, a Feira conta com apresentação de danças africanas e exibição de filmes e documentários, todos ligados a cultura. Neste último dia 22 de agosto, foi exibido o documentário “Vivendo um outro olhar” do fotografo Berg Silva. Para encerrar o evento, foi oferecido coquetel para o público presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos
Contador de Acessos